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Clientes que utilizam

O que é um carro elétrico?

É uma modalidade de veículo cuja propulsão (total ou parcial) é feita por motores elétricos.

Qual a diferença para os híbridos?

Os veículos 100% elétricos, são aqueles que utilizam apenas motores elétricos para a propulsão. Já os veículos híbridos são veículos que combinam motores a combustão e elétricos para gerar a propulsão e podem ser classificados em duas subcategorias: Híbridos Plug-in Podem recarregar a bateria interna dos veículos a partir de estações de carga conectados diretamente à rede elétrica; Híbridos Não Plug-in Recarregam a bateria interna, que alimenta o motor elétrico, a partir do motor à combustão.

Como funciona?

De um modo geral, a bateria de tração é recarregada a partir de um carregador de baterias conectado à rede elétrica. A bateria fornece energia ao motor elétrico, que propulsiona o veículo. Alguns modelos de veículos elétricos (VEs) também podem recarregar suas baterias de outras duas maneiras: Através de regeneração de energia nas desacelerações (transforma a energia cinética do veículo em energia elétrica); No momento da frenagem do veículo, quando a energia produzida nesse processo também é utilizada para recarregar as baterias.​

Quais as vantagens de um Veículo Elétrico?

Um veículo elétrico tem múltiplas vantagens, dentre elas: Custos de utilização inferiores, nomeadamente custos com o combustível (150 km podem custar 3 vezes menos) e custos de manutenção devido à maior simplicidade e menor número de componentes de um motor elétrico (não há necessidade de lubrificação, já que o desgaste dos componentes internos não acontece); Sem emissões de gases do efeito estufa (GEE); Experiência de condução inovadora: maior potência, mais silencioso, mais conforto e mais eficiente; Mais simples e conveniente, pois pode recarregar o veículo em casa, no trabalho ou no espaço público, em um carregador ou, em alguns casos particulares, em uma tomada elétrica convencional (porém, com determinada capacidade elétrica); ​ No Brasil, o tema de mobilidade elétrica começa a tomar corpo e alguns incentivos começam a ser implementados para a viabilização dessa tecnologia. Hoje, o principal incentivo federal existente é a isenção do Imposto de Importação, que antes incidia sobre o produto com a alíquota de 35% e, desde outubro/2015, foi desonerado e a alíquota é 0%.

Qual o custo por 150 km de um Veículo Elétrico?

A cada 150 km rodados com veículo elétrico terá um custo de R$ 16,50, enquanto que com veículo à combustão será de R$ 46,50. Operação 3 vezes mais barata (o valor do km rodado de um carro à combustão é de, aproximadamente,  R$ 0,31, enquanto o custo no veículo elétrico é de R$ 0,11)*.  Nota: *10% de perdas no processo de recarga - bateria de 22 kWh; preço do kWh na tarifa com impostos CPFL Paulista residencial (consumo acima de 200 kWh) - R$ 0,6669; Preço médio da gasolina em São Paulo em 2016 - R$ 3,764; Veículo a combustão com eficiência de 12 km/L.​

É verdade que o grande problema do veículo elétrico é a sua autonomia? Como a indústria tem tentado resolver isso?

Esse sentimento compartilhado por quem não está habituado à tecnologia é conhecido como "range anxiety", que simboliza a ansiedade em função da autonomia. Existe um mito comum com relação à autonomia dos veículos elétricos, que apesar de ser inferior a do veículo à combustão,  supera em pelo menos 2 vezes a necessidade média básica do brasileiro (60km/dia). Hoje os veículos 100% elétricos possuem autonomia entre 130 e 400 km (bateria totalmente carregada).  A indústria automotiva trabalha não só no aumento da capacidade da bateria, como na melhoria constante da eficiência do veículo.

A bateria vicia como acontecia com os notebooks e celulares?

As baterias dos veículos elétricos são da tecnologia de lítio-íon e não estão sujeitas ao fenômeno de vício de bateria (ou efeito memória), como é popularmente conhecido. Este fenômeno está associado à tecnologia de níquel-cádmio utilizada antigamente em notebooks e celulares – os quais atualmente também utilizam a tecnologia de lítio-íon.

Posso levar choque elétrico no uso de Veículos Elétricos? Que segurança tenho sobre estes veículos?

​Os veículos elétricos devem respeitar os mesmos níveis de segurança que qualquer outro veículo e cumprem várias normas internacionais específicas para esta forma de motorização relativamente à segurança e à utilização de eletricidade, sendo totalmente seguros. A infraestrutura de recarga do VE é também protegida na ligação à instalação elétrica, por mecanismos de segurança que protegem as pessoas e a instalação de eventuais riscos elétricos. Esta proteção, realizada de acordo com as normas internacionais, é em tudo semelhante à existente em qualquer casa.

Como recarregar o Veículo Elétrico e qual a duração do recarregamento?

O veiculo elétrico pode ser recarregado em diversos locais, dependendo do modelo. Pode ser recarregado em casa, em qualquer tomada, ou através de um carregador desenvolvido especificamente para o abastecimento de veículos elétricos. Pode ainda ser recarregado na sua empresa ou em espaços públicos, como parques de estacionamento públicos ou shopping centres, postos de gasolinas, entre outros, onde existam estes carregadores. A duração da recarga completa de um VE é variável de acordo com a infraestruutra de recarga e do veículo elétrico que se está utilizando. A recarga numa tomada elétrica doméstica é mais lenta, demorando entre 8 e 12 horas para a maioria dos VE existentes. Num carregador instalado, por exemplo, em casa ou no local de trabalho demora entre 4 e 8 horas, dependendo das características da rede elétrica do local (por exemplo, alimentação monofásica ou trifásica). Na via pública e em carregadores de recarga rápida, uma recarga de 80% pode demorar cerca de 30 minutos. Existe ainda a recarga semi-rápida, que leva de 1 a 2 horas, geralmente aplicada em shopping centers e supermercados.

Como se recarrega a bateria?

​A recarga pode ser realizada em casa diretamente na tomada ou em estações de carga, a depender das características do veículo elétrico utilizado e da instalação elétrica do local. Para os recarregamentos em carregadores, há diferentes tipos de "tomadas"(plugues), sendo os tipos mais comuns: Corrente alternada (CA) – SAE J1772 (Tipo 1) e Mennekes (Tipo 2); Corrente contínua (CC) – CHAdeMO e Combo (CCS)​ também Tipo 1 e Tipo 2. Existem ainda carregadores portáteis compatíveis com o padrão de tomadas brasileiro, porém somente podem ser conectados em tomadas devidamente dimensionadas para o nível de potência exigido. Além disso, em função de características construtivas, alguns veículos exigem configuração de rede específica. Também, conforme informado anteriormente, o tempo de recarga depende da potência do carregador e do estado de carga da bateria, sendo que uma recarga de 100% pode levar desde 8 horas(com um carregador residencial) até 30minutos (em posto de recarga rápido). Quanto ao custo com a recarga, dependerá da capacidade de armazenamento da bateria e do seu estado de carga (quantidade de energia, também conhecido como SoC – State of Charge) e da tarifa de energia elétrica cobrada pela distribuidora local. A frequência dos recarregamentos dependerá da utilização do veículo. O consumo da bateria se dá pela movimentação do veículo e utilização de equipamentos de conforto (ar condicionado e aquecimento); Após 1 mês sem uso, um veículo elétrico com a bateria de lítio-íon também poderá perder um pouco de sua carga – esse valor pode chegar a, aproximadamente, 10% de perda; Prevemos uma recarga diária em carregadores residenciais, o que dará mais confiança ao utilizador, em função da infraestrutura de recarga ser ainda incipiente.  Os modos de recarga e tipos de plugues serão referenciados mais adiante nas perguntas.

É necessário adquirir um carregador antes de comprar um veículo elétrico?

Dependerá do modelo de veículo elétrico adquirido. Alguns fabricantes fornecem com o veículo elétrico um cabo que pode ser utilizado diretamente na tomada da residência, entretanto, normalmente, algumas adequações físicas são necessárias na instalação elétrica. O mais comum é a utilização de um carregador, que permitirá maior rapidez de recarga e segurança, sendo a opção de recarregamento mais sugerida pelos fabricantes de automóveis.

Como garanto que enquanto o veículo elétrico está recarregando em um carregador, ninguém retirará o cabo de recarga?

Os carregadores possuem um sistema de bloqueio do cabo que não permite que este seja removido enquanto o VE está em processo de recarga. Da mesma forma, o cabo na extremidade do carro também não permite que seja retirado. Caso haja algum corte no processo de recarga, o sistema de segurança da infraestrutura de recarga e veículo cortam automaticamente a electricidade.

Qual a diferença das várias “tomadas” (plugs) de recarga existentes no mercado?

Para o modo 3 de recarga foram desenvolvidos 2 tipos de sistemas de "tomada" (plugue) com características diferentes, mas com características de segurança similares e que apenas dependem da escolha do fabricante automóvel: Tipo 1 ou "Yakazi": é uma "tomada" (plugue) monofásica de 5 pinos utilizada sobretudo em veículos de fabricação asiática e americana, designadamente Nissan Leaf, Mitsubishi i-MiEV, Citroen C-Zero e Peugeuot iOn. Tipo 2 ou "Mennekes": é uma "tomada" (plugue) de 7 pinos, que permite a recarga desde monofásico a trifásico, que foi a definida para utilização na Europa, sendo utilizada por exemplo nos veículos Smart ED, Renault (Kangoo, Fluence e Zoe) e BMW i3.

O tempo de vida útil das baterias é influenciado em recargas prolongadas ou muito frequentes (mesmo sem estar completamente descarregada)?

As baterias dos VEs atuais, tecnologia de lítio-íon, têm um princípio de funcionamento que difere bastante das baterias anteriores que apresentavam o chamado "efeito memória". Elas podem ser recarregadas mesmo parcialmente, em qualquer estado de carga, sem que tal implique a degradação prematura de suas qualidades. Entretanto, os fabricantes informam que a vida util das baterias dos veículos elétricos é de, aproximadamente, 10 anos, quando sua capacidade de armazenamento reduz para 70%. Nesse momento, é hora de substituí-la.